Um grupo de empresas e instituições na Espanha iniciaram a produção de bifurcadores impressos em 3D que permitem que vários pacientes com COVID-19 utilizem um único ventilador.
A escassez de equipamentos de ventilação assistida em hospitais e UTIs gerou a necessidade do desenvolvimento de uma peça impressa que permitirá o uso de um único equipamento de ventilação assistida para dois, mas pode atingir até três ou até quatro pacientes, com os mesmos requisitos ventilatórios.
O projeto foi desenvolvido pela equipe Leitat para impressão 3D em poliamida 12 (PA12) com a tecnologia HP Multi Jet Fusion (MJF), cuja capacidade industrial permite que 17 peças sejam produzidas para cada impressão.
Produção do bifurcador
A produção dessas peças, iniciada ontem à tarde, é realizada por um grupo de empresas que voluntariamente ofereceram suas instalações e capacidade de produção Ao mesmo tempo, as Unidades de Terapia Intensiva do Hospital de la Vall d´Hebron e os Consorci Sanitari de Terrassa fazem parte do grupo de trabalho para sua efetiva protocolização e implementação.
Essa estratégia, com o objetivo de maximizar o desempenho dos respiradores instalados, só pode ser decidida e implementada por especialistas que garantem a operação correta do equipamento e seu uso foi aceito nesses momentos críticos, devido ao grande número de pacientes que não podem ser conectados a esses dispositivos.
Como ajudar?
A produção desses dispositivos foi priorizada devido à sua rápida implementação e efeito no paciente. A primeira produção de 200 dispositivos estará disponível e o objetivo é atingir 1.000 unidades na próxima semana e, assim, prestar serviços aos diferentes centros de saúde do país.
O CZFB criou um e-mail específico, proposals@dfactorybcn.org para receber todas as propostas e desenhos projetados para ajudar a coibir a disseminação maciça do coronavírus e ajudar a proteger a saúde de todos os cidadãos e, especialmente, dos profissionais da área.
Como você acha que a impressão 3D pode ajudar no combate ao coronavírus? deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou nas nossas redes sociais :]
Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook