Casa em Marte impressa em 3D é um projeto da AI SpaceFactory endossado pela NASA.
Antecipadamente a AI SpaceFactory divulgou detalhes de suas casas cilíndricas propostas para o Planeta Marte, projetadas como parte do 3D Printed Habitat Challenge organizado pela NASA. O Projeto MARSHA (Mars HAbitat) foi endossado pela NASA com um prêmio máximo de quase US $ 21.000 em cinco projetos selecionados dos dezessete participantes.
A competição pediu aos participantes que projetassem um habitat eficaz para que uma tripulação de quatro astronautas fosse localizada no Planeta Vermelho, assim como usando técnicas de construção habilitadas pela impressão 3D, ou seja, a Casa em Marte impressa em 3D ideal.
Os esquemas enviados foram classificados com base em sua inovação, layout arquitetônico e nível de detalhe na modelagem BIM.
De acordo com a AI SpaceFactory, o MARSHA representa um “afastamento radical de esquemas de habitat anteriores, tipificados por cúpulas baixas ou estruturas enterradas”.
Em contrapartida, o MARSHA adota um cilindro com orientação vertical, resultado de uma série de estudos espaciais e de eficiência.
A forma permite que os habitats sejam altamente eficazes, otimizadas para a pressão atmosférica e tensões estruturais de Marte, além de fornecer uma proporção maior de área útil do piso e volume.
MARSHA depende exclusivamente de materiais colhidos da superfície de Marte durante a construção.
Formulando uma mistura inovadora de fibra de basalto (derivada da superfície do planeta) e bioplástico renovável (derivado de plantas cultivadas em Marte)
Enfim o esquema elimina a necessidade de transporte de material do planeta Terra. O processo de construção também é auxiliado pela forma cilíndrica do habitat, apresentando o vaso de pressão mais imprimível com uma necessidade reduzida de mobilidade.
Estrutura da casa
No topo da estrutura, uma grande clarabóia cheia de água permite que a área habitável seja banhada por luz natural, auxiliada por janelas intermitentes.
Dessa forma o espaço entre a concha interna e externa difunde ainda mais essa luz, para refletir com mais precisão as condições da Terra.
Além de conter uma escada para aprimorar a manutenção, a circulação e uma sensação de intriga arquitetônica.
De acordo com o AI SpaceFactory agora continuará com o projeto MARSHA, construindo um protótipo funcional 1: 3 do habitat, para o próximo nível do Desafio de habitats impressos em 3D da NASA.
As notícias do projeto chegam em um momento de maior interesse pela vida em Marte, assim como visões extraterrestres recentemente apresentadas por Elon Musk e Foster + Partners.
Here's what a house on Mars could look like pic.twitter.com/MSITm0Lzcn
— Seeker (@Seeker) April 22, 2020
Deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou nas nossas redes sociais :]
Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook