O que é Extrusora Direct Drive x Bowden

extrusora3D


O que é Extrusora Direct Drive x Bowden

Guia de calibração da extrusora Direct Drive x Bowden

A princípio uma Impressora 3D FDM mais cedo ou mais tarde apresentará algum problema na Extrusora que você vai precisar arrumar, e para isso algum conhecimentos sobre extrusoras será necessário.

Um dos problemas mais comuns das extrusoras é quando não sai filamento suficiente do bico. Para entender ainda mais como esses problemas acontecem e como evitá-los, abordaremos os diferentes tipos de extrusoras neste post, como elas funcionam e como calibrar melhor seu fluxo de extrusão.

O que é uma extrusora?

A extrusora é a parte da impressora 3D que empurra o filamento para fora do bico, para que possa ser depositado na mesa e comece a construir as camadas da sua impressão.

extrusora 3D
extrusora

 

Existem duas partes em uma extrusora, uma cold end e uma extremidade hotend. Em outras palavras a extremidade fria é a parte que força fisicamente o filamento para a frente e é tipicamente composta por uma engrenagem e motor de passo.

Ou seja ele é alimentado na hotend, onde passa primeiro por uma área de fusão para liquefazer o filamento até que ele seja depositado pelo bico.

Extrusora Direct Drive (acionamento direto)

Extrusoras de acionamento direto geralmente estão localizadas logo acima do seu hotend, com pouco espaço entre elas

As extrusoras de acionamento direto mantêm a distância necessária para o filamento ir da hotend até a extremidade fria da extrusora. Isso facilita um pouco a retração, o que pode levar a melhorias na qualidade da impressão. Retração é o processo pelo qual a extrusora puxa o filamento para trás, afastando-o do bico, para que o filamento não escorra enquanto a hotend se move pelo espaço aberto.

Em contrapartida uma desvantagem de ter a extrusora tão perto da hotend é que o peso do mecanismo pode causar problemas ao imprimir rapidamente. Peso adicional significa que sua extrusora e hotend podem travar levemente a mudanças de direção, o que pode causar um efeito chamado formação de faixas, onde algumas camadas se projetam para fora. É aqui que entram as extrusoras Bowden.

 

extrusora bowden

Por outro lado as Extrusoras Bowden têm o motor montado longe da hotend normalmente conectado à estrutura da impressora 3D.

Isso mantém todo o peso fora do hotend e permite uma impressão mais rápida. No entanto, isso requer que o filamento viaje um longo caminho para chegar à hotend.

As distâncias de retração geralmente precisam ser muito maiores do que suas contrapartes de acionamento direto para compensar e materiais flexíveis são quase impossíveis de serem impressos em muitas extrusoras Bowden porque elas se prendem ao longo do caminho do filamento.

 

Dicas para calibrar sua taxa de extrusão

Um dos problemas mais comuns das impressões é a extrusão excessiva. A subextrusão geralmente é caracterizada por camadas ou lacunas inconsistentes nas impressões.

Da mesma forma a extrusão excessiva pode causar o inchaço das impressões e formar pequenas bolhas nas suas peças. Ambos são causados ​​pela extrusora forçando a quantidade errada de filamento, seja ela muito ou pouco.

Bolhas em impressão 3D

Muitos slicers têm uma configuração chamada multiplicador de extrusão que pode ser ajustada para corrigir a extrusão acima ou abaixo da extrusão. Uma maneira simples de calibrar seu multiplicador de extrusão é desconectar o filamento da extremidade quente e solicitar à impressora para extrusão de 100 mm de filamento.

Meça a quantidade de filamento que ele realmente expulsa e use-o para ajustar o multiplicador de extrusão. A fórmula para o seu novo multiplicador de extrusão é 100 mm / quantidade real extrudada.

Confira nesse link os 3 erros mais comuns em impressão 3D

Existem vantagens e desvantagens de ambos os estilos de extrusoras. Para decidir qual é o melhor para você, você dependerá principalmente do material com o qual imprimirá e da velocidade com que deseja imprimir.

Deixe um comentário abaixo ou nas nossas redes sociais e a sua opinião :]

Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook

Posts relacionados