O que é impressão 3D? Nesse post vamos falar sobre essa e outras famosas questões: Quais os processos utilizados? como escolher o melhor no seu projeto? Vamos abordar sobre os processos de impressão 3D e qual funciona melhor para o seu projeto.
Impressão 3D é um processo de transformar um arquivo digital 3D em um objeto real produzido em plástico ou resina.
modelo de vandragon_de
Primeiramente, um software é usado na divisão do design 3D em camadas e em seguida, o modelo é impresso camada por camada em uma impressora 3D. Como cada objeto é construído de maneira única, a impressão 3D é excelente se você deseja criar itens únicos e personalizados ou pequenas séries de objetos.
Por outro lado, outros processos, como moldagem por plástico injetado, são muito melhores em fazer milhares ou milhões de cópias de algo barato. O que não torna uma competitividade como muitos imaginam, mas sim um complemento e objetivos diferentes em cada projeto.
O que é impressão 3D FDM?
O termo técnico da impressão 3D é Fabricação aditiva. No entanto, o público usa quase exclusivamente o termo impressão 3D.
O processo utilizado é o FDM (Fused Deposition Modeling) que funciona através de adição de camadas sobrepostas, veja no vídeo abaixo:
Em resumo, tudo começa pelo modelo 3D digital, você precisa de um software 3D para fazer a modelagem do seu objeto, caso não tenha experiência em modelagem 3D, existem diversos modelos prontos para impressão 3D, como no site https://www.thingiverse.com/
Exemplos de aplicações da impressão 3D
- Protótipos
- Produtos gerais (decoração, suporte de ceular, armações de óculos…)
- Maquetes em arquitetura
- Troféus personalizados
- Próteses
- Cenografia
- Próteses Dentárias
- Miniaturas colecionáveis
- Peças de veículos
Tecnologias
- Estereolitografia (SLA) – Essa tecnologia geralmente é usada em prototipagem, porque não requer muito tempo e o custo é baixo em comparação a outros meios de prototipagem.
- A impressão usando esta tecnologia depende do tamanho das suas impressoras 3D SLA, pequenos itens podem ser impressos dentro de 6 a 8 horas, enquanto objetos grandes com vários metros em três dimensões podem levar dias.
- DLP (Digital Light Processing) – Essa tecnologia produz um objeto robusto com excelente resolução. Além disso, é melhor que o SLA, pois utiliza menos materiais e uma produção detalhada. Dessa forma, você pode economizar custos e produzir menos desperdício.
- Modelagem de deposição por fusão (FDM) – Essa tecnologia geralmente é usada no desenvolvimento de novos produtos, conceito de modelo, prototipagem e desenvolvimento de fabricação. Essas impressoras 3D são mais acessíveis do que outras máquinas.
- Sinterização seletiva a laser (SLS) – Essa tecnologia não usa estruturas de suporte diferentes das duas primeiras tecnologias, porque o objeto a ser impresso é cercado por pó não sinterizado. Isso também é muito versátil no processamento de materiais, pois pode acomodar nylon, cerâmica, vidro, alumínio, aço, prata entre outros. No entanto, esta impressora 3D não é para amadores porque requer lasers de alta potência e pode ser muito cara.
Menos Comuns
- Derretimento seletivo a laser (SLM) – Esta tecnologia de impressão 3D não é popular em uso doméstico, mas é amplamente aplicada na impressão 3D de estruturas e geometrias complexas. Essa tecnologia é usada entre os fabricantes de ortopedia aeroespacial e médica da klonopin.
- Derretimento de feixe eletrônico (EBM) – Essa tecnologia usa o feixe de elétrons como fonte de energia, mas é significativamente semelhante ao SLM. No entanto, esse processo é lento e mais caro que o SLM.
- Fabricação de objetos laminados (LOM) – Essa tecnologia de impressão 3D não é tão popular, mas é um dos métodos de impressão 3D mais acessíveis e rápidos. Também é barato porque suas matérias-primas são muito acessíveis. No entanto, o pós-processamento de peças impressas em 3D pode incluir etapas adicionais na usinagem e perfuração.
o que é Impressão 3D em resina?
A estereolitografia (SLA) é utilizada na impressão em resina e mais detalhada, com o SLA você consegue ter um resultado melhor e maior resolução, porém o tamanho dos objetos são menores do que no FDM.
Uma impressora SLA utiliza um raio UV que solidifica o líquido de resina quando entra em contato e assim vai criando as camadas do objeto.
Qual é melhor? FDM ou SLA?
Cada processo de impressão 3D tem suas vantagens e desvantagens. a verdade é que vai depender do seu projeto.
Na hora de escolher qual processo é melhor, em outras palavras, você deve levar em consideração o tempo que você tem, a quantidade e o orçamento.
No SLA você terá um objeto menor mas com melhor resolução.
No FDM você terá mais volume e menos resolução.
Preço de uma impressora 3D
Hoje em dia existem alguns fabricantes brasileiros de impressoras 3D e a demanda aumentou, fazendo os preços ficarem bem acessíveis.
É possível encontrar impressoras 3D no mercado a partir de R$ 2.000.
VEJA AQUI O GUIA DE COMPRA DETALHADO PARA ESCOLHER A SUA IMPRESSORA 3D
Deixe um comentário abaixo ou nas nossas redes sociais com a sua opinião :]
Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook