Maneira fácil de resolver Ghosting em impressão 3D
ghosting impressao 3D problema


O Ghosting (também conhecido como “ringing” ou “ripples”) é um problema que ocorre na impressão devido às vibrações na impressora que são induzidas por rápidas mudanças de direção. Nesse post vamos falar algumas maneiras fáceis de resolver Ghosting em impressão 3D.

Mecanicamente, o ghosting funciona assim:

  1. Hotend (bico) se movendo ao longo do eixo x, quando de repente a direção do movimento se torna o eixo y.
  2. Nesse momento, o motor do eixo x para de girar e o bico puxa a correia além do ponto de parada pretendido, fazendo ela esticar.
  3. Isso continua repetindo várias vezes, mas a cada camada, parte da energia é dissipada e o bico se move para longe do ponto de parada ideal.
  4. Enquanto tudo isso está acontecendo, a mesa também começou a se mover ao longo do eixo y, de modo que o plástico extrudado parece “enfraquecer” ao longo do eixo y.

A compreensão de como esse processo funciona torna possível entender por que os dois principais fatores que afetam os ghostings são:

As configurações de velocidade e aceleração
A elasticidade dos componentes mecânicos

A elasticidade dos componentes mecânicos é importante, pois quanto mais flexão a peça puder suportar por uma determinada quantidade de força, terá menos chances desses problemas acontecerem constantemente. E a aceleração é importante porque – simplificando um pouco as coisas – quanto mais rápida a mudança de direção acontece, menos tempo o sistema precisa ajustar sem vibrar.

Então, o que você pode fazer para corrigir os ghostings?

Reduza a velocidade e aceleração. A velocidade é normalmente a aposta mais segura, pois além de suas impressões demorarem mais, não tem nenhum outro ponto negativo. Aceleração e solavancos – por outro lado – podem causar over extrusion.

Aperte as correias, uma das soluções mais simples é apertando as correias e, eventualmente, mudando para hastes / trilhos / trilhos mais rígidos.

O vídeo abaixo pode ajudar a entender melhor o que é ghosting.

Deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou nas nossas redes sociais :]

Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook

Posts relacionados