Bico Impressora 3D - O que é HOTEND?

hotend aberto


Bico Impressora 3D – O que é HOTEND?

Hotend é toda a estrutura final do bico da impressora 3D, muitas impressoras 3D possuem um Hotend que não expõe nenhuma de suas partes internas, o que teoricamente seria mais fácil para os iniciantes, mas só teoricamente.

Quais são as partes que compõem um hotend e o que elas fazem?

Isso varia de acordo com o design do hotend. A seguir, é apresentada uma lista de componentes que você pode encontrar em um hotend típico, mas observe que projetos diferentes podem integrar esses componentes até certo ponto.

O Hotend é composto por diversas partes:

  • Bico Impressora 3D: Em primeiro lugar esta é a parte em que o filamento sai. Ele absorve o filamento fundido (normalmente como um cordão de 1,75 mm / 3 mm) e diminui até o tamanho do bico (normalmente em torno de 0,4 mm). Normalmente são feitos de metal por sua boa condutividade térmica, mas o metal não é adequado para a impressão de materiais abrasivos (como filamentos fluorescente); portanto, às vezes é usado aço inoxidável.
  • Bloco do aquecedor: Geralmente feito de alumínio, o bloco do aquecedor une o bico à quebra de calor e mantém o bloco e o termistor do aquecedor.
  • Bloco de aquecedor: a maioria das hotends usa um cartucho de aquecedor de cerâmica, embora alguns modelos mais antigos usem resistores de energia ou fios de níquel. Esse componente é, como o nome sugere, responsável pelo aquecimento do hotend. O bloco de calor geralmente prende-se ao redor do bloco do aquecedor para fornecer um bom contato.

TErmistor

  • Termistor: Esta peça detecta a temperatura do bloco de calor. Geralmente, é principalmente um pequeno cordão de vidro com dois fios conectados (normalmente isolados com fibra de vidro ou teflon). Para impressão em alta temperatura, um termopar pode ser usado em substituição.
  • Quebra de calor: é a parte em que o calor encontra o frio. Geralmente, toma a forma de um tubo fino e é feito de aço inoxidável por sua baixa condutividade térmica. O objetivo é geralmente fazer com que a transição seja o mais curta possível, para que o mínimo de filamento esteja no estado fundido possível. Ele conecta o bloco de calor ao dissipador de calor.
  • Dissipador de calor: o objetivo do dissipador de calor é esfriar o lado frio da quebra de calor. Geralmente é resfriado com um ventilador. A maioria dos dissipadores de calor também possui uma ranhura padrão para montagem na impressora. O dissipador de calor geralmente possui ranhuras para aumentar sua área de superfície e capacidade de resfriamento.
  • Revestimento de Teflon: algumas hotends têm um revestimento de PTFE que guia o filamento através da quebra de calor para o bico. Isso facilita a impressão do PLA, mas, comparado com um hotend totalmente metálico, limita as temperaturas nas quais você pode imprimir (dificultando a impressão de PETG e impossibilitando a impressão de policarbonato).

hotend

ubis hotend

O ubis hotend é um pouco mais simples e simplesmente usa um pedaço de plástico PEEK no lugar da quebra / dissipador de calor. O PEEK possui uma condutividade térmica muito baixa e, portanto, o resfriamento passivo é suficiente. No entanto, o PEEK limita as temperaturas nas quais você pode imprimir.

ubis Hotend

Essa hotend é feita de plástico PEEK. Pode trabalhar na temperatura até 250C. Como também é um bom isolante térmico, não precisa ter ventilador. A parte vermelha nesta foto é apenas uma tampa (isolador) do aquecedor que aquece o bico impressora 3D(prata). Em preto são apenas fios e conectores.

 

Hotend metálico

hotend aberto

 

Esse hotend é metálico e precisa de duas coisas principalmente – ventilador e barreira de calor. Os fios são conectados ao bloco que é o próprio aquecedor. Entre o bloco e esta parte redonda de prata (que é um dissipador de calor), há uma barreira de calor (tubo fino que é um mau condutor de calor). O dissipador de calor possui um funil de plástico que direciona o fluxo de ar do ventilador para o dissipador de calor.

 

Como Lucrar com a sua impressora 3D

A princípio, Impressoras 3D estão cada vez mais no nosso dia a dia, junto a isso a demanda de serviços de impressão 3D aumenta. Muito utilizam apenas por hobby, mas a crescente demanda de serviços, muitos entusiastas tem transformado o hobby em negócios lucrativos.

As Impressoras 3D podem seu usadas para atender diversos tipos de demandas comerciais e industriais.

Se tiver experiência em modelagem 3D, pode atingir um público ainda maior e conseguir alcançar um nível ainda mais alto.

Por que não utilizar essas vantagens e ganhar dinheiro com impressora 3D? Veja mais no post abaixo:

Como Ganhar dinheiro com impressora 3D

Deixe um comentário abaixo ou nas nossas redes sociais e a sua opinião :]

Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook

Posts relacionados