A empresa americana Markforged anunciou na semana passada que seria possível imprimir em 3D peças de cobre em sua máquina Metal X – uma solução de fabricação de aditivos metálicos que é relativamente mais acessível que os sistemas concorrentes.
Esta é uma notícia interessante para todos os usuários de impressão 3D, pois o cobre continua sendo um material difícil de imprimir usando um processo de fusão a laser em pó. A adição de cobre à sua gama de materiais, na forma de filamentos, deve permitir que os usuários da Markforged produzam componentes complexos com alta condutividade elétrica e térmica.
Em 2017, a Markforged lançou sua primeira impressora 3D de metal, a Metal X, cujo processo de impressão é próximo ao MIM (Metal Injection Moulding). Ele se baseia em um processo de extrusão, como outras máquinas da linha do fabricante, e pode criar peças em aço, Inconel e agora cobre. O usuário pode, obter peças feitas de cobre puro, o que é diferenciado no mercado de fabricação de aditivos. De fato, o cobre em pó é difícil de imprimir em 3D usando um processo a laser porque o metal reflete a luz tão bem que também reflete uma grande parte da energia necessária para fabricar a peça.
O processo de fabricação aditiva desenvolvido pela Markforged evita a questão colocada pela refletividade do cobre. Greg Mark, CEO e fundador da empresa, acrescenta: “O cobre é o motor do nosso mundo. Está em todo lugar. Constrói nossos carros, ativa telefones e opera equipamentos elétricos. O cobre sempre foi um material caro e difícil de usinar, incompatível com outros processos de impressão 3D em sua forma pura. Hoje, tornamos mais fácil e barato produzir. O cobre impresso em 3D da Markforged será um divisor de águas para as indústrias automotiva e eletrônica e abrirá as portas para a inovação em muitas outras áreas.”
https://markforged.com/materials/copper/
O que você acha da solução da markforged para impressão de cobre? deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou nas nossas redes sociais :]
Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook