Capacetes impressos em 3D estão revolucionando os esportes
capap1


A impressão 3D pode revolucionar todo o mercado de equipamentos para esportes nos próximos anos. O equipamento esportivo pode ser personalizado, geometricamente mais complexo e fabricado com materiais mais inteligentes. Capacetes impressos em 3D estão revolucionando os esportes e os fabricantes entenderam os benefícios da impressão 3D em seus equipamentos como um meio de oferecer mais funcionalidade e maior desempenho. Isso foi demonstrado por empresas líderes como a Adidas que desenvolveu solas impressas em 3D para seus tênis.

Os capacetes são um dos equipamentos esportivos que mais se desenvolveram nos últimos tempos. Muitas marcas estão utilizando o processo de manufatura aditiva em seus capacetes, uma das principais razões é a grande quantidade de proteção que pode ser adicionada. Por exemplo, o HEXR cria capacetes que possuem uma estrutura de favo de mel curvada impressa em 3D, que pode absorver choques com muito mais eficiência.

A estrutura é perfeitamente adaptada à cabeça do usuário, porque é modelada de acordo com sua forma.

No caso de Riddell, os revestimentos dos capacetes são feitos usando a tecnologia Carbon, que permite que estruturas de treliça de elastômero sejam impressas em 3D e personalizadas para caber perfeitamente na cabeça de um atleta.

HEXR KAV, uma startup Americana, fabrica capacetes para jogadores de hóquei e também usa tecnologias de impressão 3D. Assim como outras empresas esportivas, sua missão é fornecer equipamentos de proteção com alto desempenho. A empresa decidiu usar a impressão 3D como parte de seu fluxo de trabalho de design e processo de fabricação após identificar a falta de personalização e variação de tamanho nos capacetes de hóquei tradicionais.

No entanto, o KAV também visa tornar seus capacetes acessíveis para a maioria e, por esse motivo, utiliza a tecnologia FDM.

O que você acha dos equipamentos esportivos feitos em impressão 3D? deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou nas nossas redes sociais :]

Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook

Posts relacionados