Um médico canadense está usando as habilidades que adquiriu trabalhando na Faixa de Gaza para combater a pandemia de COVID-19 em casa. O Dr. Tarek Loubani, médico de pronto-socorro de Ontário, está usando equipamentos de sua instituição de caridade, The Glia Project, para fazer protetores faciais impressos em 3D para combater COVID-19 para seus colegas no Canadá.
“Quando começamos a ver os números aumentando, tornou-se óbvio que o Canadá terá a mesma trajetória de todos os outros lugares”, disse Loubani. “Foi quando percebemos que, se todo mundo está ficando sem escudos e outros equipamentos de proteção pessoal, nós também”. Então ele se voltou para sua instituição de caridade internacional, que produz suprimentos médicos impressos em 3D de baixo custo, como estetoscópios e torniquetes para zonas de conflito e áreas pobres. Ele e seus colegas da Glia começaram a trabalhar na criação de um escudo facial que pode ser impresso às centenas. É feito de plástico e elástico, e cobre todo o rosto, protegendo o nariz e os olhos das gotículas que podem conter o vírus. Eles podem ser usados tanto quanto, ou como alternativa, às máscaras faciais do N95 que os profissionais de saúde geralmente usam.
Até agora, Loubani diz que imprimiu 200 máscaras. Seu plano imediato é atender às necessidades de seus colegas do London Health Sciences Centre e depois expandi-lo para cobrir o resto da cidade. Depois disso, ele diz que os disponibilizará a qualquer profissional de saúde que precisar.
Ele diz que espera se conectar com outras pessoas em todo o país com acesso a impressoras 3D.
“Acreditamos que podemos recrutar muitas pessoas muito inteligentes e muito trabalhadoras com impressoras 3D e garantir que elas criem dispositivos que atendem ao padrão”.
O que você acha das inovações que a impressão 3D pode trazer para o mundo atual? deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou nas nossas redes sociais :]
Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook