Veja as Maiores Impressões em 3D!
De corações impressos em 3D a restaurações de automóveis, a impressão 3D tem inúmeras aplicações em muitos setores, mas você sabia que também é possível imprimir em 3D em larga escala? Casas de concreto, pontes ou até hélices para navios, a impressão 3D continua trazendo soluções absolutamente novas e inovadoras. Antes de tudo, qual é o maior objeto impresso em 3D? veja abaixo:
As 5 Maiores impressões 3D do mundo
-
5 Titanium Brake Caliper da Bugatti
Desde já a indústria automotiva é certamente uma que aproveita ao máximo as tecnologias de impressão 3D. Um dos líderes, Bugatti, não esperava que seus concorrentes começassem a se beneficiar da fabricação de aditivos. Eles estão criando um novo caminho de produção usando a técnica SLS (Selective Laser Sintering).
Graças à impressão 3D, a Bugatti fez uma grande melhoria no design e na fabricação de freio. O freio produzido com métodos tradicionais pesava 4,9 kg e era feito de alumínio. Ainda mais a impressão 3D permitiu que os engenheiros usassem titânio, que é muito mais forte e robusto. Além disso, eles também podem usar novos métodos de design, reduzindo o peso para 2,9 kg!
Somente as tecnologias 3D podem permitir que a equipe da Bugatti reduza o peso e, ao mesmo tempo, melhore a qualidade da peça impressa em 3D. Afinal a impressão 3D é o verdadeiro futuro da indústria automotiva.
-
4 Villa – Casa de dois Andares na china
Definitivamente a empresa chinesa HuaShang Tengda sabe como produzir projetos extragrandes impressionantes. A revolução do uso de manufatura aditiva para casas é a velocidade de produzi-las.
Em síntese HuaShang Tengda conseguiu construir uma vila de dois andares em apenas 45 dias! Eles desenvolveram hardware dedicado, mas também desenvolveram uma técnica inovadora que complementa a impressão 3D. Primeiramente, a estrutura do edifício foi montada e, em seguida, uma impressora 3D lançou o concreto.
Para produzir esse objeto foram utilizadas 20 toneladas de concreto! Esta casa impressa em 3D mostra outra vantagem da Manufatura Aditiva: redução do desperdício de material, que reflete nos custos. Do mesmo modo o mais impressionante ainda é o prazo. A impressão 3D pode melhorar sua produção, tornando-a mais rápida e, portanto, reduzindo os custos.
-
3 A maior ponte impressa em 3D
ponte em shangai, uma das maiores impressões 3D do mundo
Atualmente, outro projeto de destaque em nossa lista é a maior ponte impressa em 3D do mundo produzida em Shangai. A ponte anterior foi construída durante a dinastia Sui (581- 618 dC) e levou 11 anos para ser concluída.
Assim como, a estrutura impressa em 3D foi fabricada em menos de 19 dias! Para fazer a ponte, 68 peças de slides e 64 peças de deck foram impressas em 3D. O que é mais impressionante nessa ponte não é apenas a velocidade de fabricação, mas também o fato de incluir sensor acumulando dados de deslocamento que serão usados posteriormente para melhorar o design de futuras pontes impressas em 3D.
Além disso, a ponte é muito forte. Foi testado durante a inauguração simultaneamente, quando 100 pessoas estavam ali ao mesmo tempo! Esse experimento realmente prova que a Impressão 3D é totalmente capaz de produzir construções complexas que podem suportar toneladas de estresse.
-
2 Primeira hélice impressa em 3D do mundo
Assim também outro setor em que a impressão 3D é uma solução inovadora para melhorar o processo de produção é o setor marítimo. Um dos mais recentes desenvolvimentos é o WAAMpeller. É a primeira hélice de navio impressa em 3D. De onde vem seu nome único?
WAAM é uma tecnologia inventada especialmente para este projeto. WAAM é a abreviação de Fabricação de aditivo por arco de arame. Este método 3D derrete o fio de metal com um arco elétrico, camada por camada. O WAAMpeller é construído em liga de níquel-alumínio e bronze e composto por 298 camadas. O resultado final foi realmente impressionante e totalmente funcional! A hélice impressa em 3D foi instalada em uma embarcação Stan Tug 1606.
-
1 Impressão 3D e exploração espacial: Aeon 1
A impressão 3D pode melhorar a exploração espacial? Sim! De fato, existem muitas maneiras diferentes pelas quais as tecnologias 3D imprimem novas e melhores soluções para viagens espaciais. A Relativity Space, uma jovem start-up americana, viu o potencial da impressão 3D.
Eles desenvolveram braços robóticos capazes de imprimir em 3D com metal. Pelo que? Para fabricar um motor de foguete: Aeon 1! Os motores de foguete são extremamente difíceis de projetar e produzir; eles são feitos de várias peças, o que aumenta o risco de falha. Graças às técnicas 3D, o design de um motor de foguete pode ser repensado.
Normalmente, este componente de um foguete possui muitas partes, mas, graças à impressão 3D, foi composto apenas por 3 partes! Esse é um grande avanço em termos de uso de material, funcionalidade, tempo de produção e custos. Levou apenas um mês para fabricar o Aeon 1, em comparação com 6 meses quando fabricado com tecnologias tradicionais.
Além disso, ter menos peças significa um tempo de montagem reduzido. O Aeon 1 foi acionado com sucesso em várias ocasiões, o que prova que é totalmente funcional e pronto para novas melhorias.
Deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou nas nossas redes sociais :]
Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook