Normalmente as configurações da temperatura para imprimir em PLA têm uma faixa ideal de temperatura de cerca de 185 °C a 205 °C. Isso se você estiver usando o filamento de 1,75 mm. Se você estiver usando filamento de 2,85 mm, o ideal seria aumentar a temperatura para compensar o aumento da espessura do material. Em qualquer material a temperatura da extrusora do PLA pode diferir em torno de 10%, dependendo da sua máquina. Pode ser aconselhável medir independentemente a temperatura do bico da extrusora.
Assim também, independentemente da temperatura para imprimir em PLA, você deverá ajustar essa temperatura para cima ou para baixo, dependendo do ambiente da sala em que está imprimindo e das condições iniciais de impressão observadas.
Qual a melhor temperatura para imprimir em PLA?
Assim, é uma boa idéia iniciar a temperatura de impressão do PLA a cerca de 180 °C, observar como o material está sendo extrudado e como está a qualidade das camadas de impressão que estão sendo produzidas. Já para a mesa, a temperatura ideial é entre 40 – 50 °C.
Portanto, essa é a melhor temperatura para as configurações do PLA. Se você observar problemas com o material, basta ajustar a temperatura para cima ou para baixo em cerca de 5 ° C até que o problema não seja mais perceptível.
Igualmente a temperatura de impressão está muito alta se você notar alguns fios em torno da sua impressão.
Enfim, a melhor maneira de identificar o erro e arrumar é na base da tentativa e erro, logicamente com o tempo você vai adquirindo experiência e esses problemas de temperatura você vai saber só de olho.
Veja também os 3 ERROS MAIS COMUNS EM IMPRESSÃO 3D
Por fim, gostou das nossas dicas? Deixe um comentário abaixo ou nas nossas redes sociais com a sua opinião :]
Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook