A impressão 3D pode ajudar a impedir a propagação do coronavírus. A Materialize, pioneira belga na impressão 3D, projetou uma peça impressa em 3D que permite que as portas sejam abertas e fechadas com o antebraço, eliminando a necessidade de contato direto com a maçaneta da porta e ajudando a conter o coronavírus.
A empresa oferece o design para impressão de graça e solicita à comunidade global de impressão 3D que imprima a peça e disponibilize-a em todo o mundo. Os especialistas acreditam que o COVID-19 pode sobreviver por um longo tempo em superfícies e maçanetas de portas, apresentando um alto risco de contaminação.
Por motivos de segurança, nem todas as portas podem ser deixadas abertas e, devido à necessidade de tocar nas maçanetas, essa peça pode ajudar a limitar a propagação do vírus. O abridor de porta pode ser montado em uma maçaneta da porta sem fazer furos ou substituir a maçaneta da porta existente
A ideia da maçaneta da porta impressa em 3D surgiu durante uma reunião interna para definir medidas para proteger os funcionários e visitantes da Materialize. Logo ficou claro que mais pessoas poderiam se beneficiar desse design e a empresa decidiu disponibilizá-lo gratuitamente. Qualquer pessoa que tenha acesso a uma impressora 3D pode baixar o design e a impressão 3D localmente em poucas horas.
O arquivo pode ser baixado em https://www.materialise.com/en/hands-free-door-opener
“O poder da impressão 3D, combinado às três décadas de experiência da Materialize em impressão 3D, tornou possível transformar uma ideia em um produto inovador em menos de 24 horas”, disse Fried Vancraen, CEO da Materialize . “Ao disponibilizar o design digitalmente, ele pode ser produzido em qualquer lugar nas impressoras 3D e disponível em todo o mundo em poucas horas. Nesse caso, projetamos o produto na Bélgica e as pessoas na China, Europa ou EUA agora podem imprimir o abridor de portas localmente em 3D ”.
As pessoas que não têm acesso a uma impressora 3D ou a uma fábrica de impressão 3D local também podem solicitar o abridor de portas através do portal i.materialise. Um conjunto de dois abridores de porta, incluindo parafusos, está disponível por 40 euros.
Como você acha que a impressão 3D pode ajudar mais no combate ao coronavírus? deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou nas nossas redes sociais :]
Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook