Como Calibrar uma Impressora 3D:
A princípio Calibrar uma impressora 3D demanda muito tempo por conta de muitos testes que precisamos fazer, passamos mais tempo mexendo nas configurações, nivelando as mesas e realizando atualizações do que realmente imprimindo.
Contudo em algum momento a sua impressora precisará de alguma calibração, muitos profissionais ou apenas entusiastas investem centenas de horas para descobrir exatamente o que funciona melhor para a sua impressora, desde as temperaturas até a distância de retração.
Embora não haja atalhos, temos várias dicas para ajudar a otimizar sua impressora. Assim também você descobrirá que é muito mais fácil localizar a origem das falhas ao imprimir objetos projetados especificamente para destacar a causa desses problemas. Cada um desses itens abaixo tem um objetivo único, com o objetivo de obter as impressões 3D perfeitas.
Nesse post vamos colocar alguns links de modelos mais populares achados facilmente no thingiverse para calibrar uma impressora 3D.
Calibrar impressora 3D com 3DBenchy
O # 3DBenchy se tornou um rito de passagem na comunidade de impressão 3D, antes de tudo a primeira impressão que cada novo proprietário cria para ver do que sua impressora é capaz
Porém pareça nada mais que um barco de brinquedo, na verdade oferece uma grande quantidade de informações sobre áreas potencialmente problemáticas, ou seja identificando exatamente qual calibração é necessária.
O fundo e a retaguarda do barco escreveram texto para examinar os detalhes das letras.
O casco dianteiro e a chaminé fornecem superfícies curvas, ao mesmo tempo a porta e o teto enfatizam as saliências. Como um todo, você pode determinar exatamente quais ajustes executar com base apenas nas falhas nesta impressão.
Link: http://www.thingiverse.com/thing:763622
Cubo de calibração XYZ
Às vezes, precisamos imprimir um modelo até o fim apenas para descobrir que há um problema que não conseguimos identificar nas camadas. As impressoras do estilo Prusa, incluindo o Maker Select e o Wanhao Duplicator i3, são especialmente suscetíveis a isso, devido ao design. Assim sendo, o cubo de calibração XYZ ajuda a diminuir os problemas que ocorrem em um eixo específico, como correias soltas ou oscilação Z.
Além de verificar os eixos X, Y e Z, esta impressão específica também fornece a opção de calibrar suas etapas eletrônicas também. Usando E como as dimensões esperadas (extraídas do software slicer), A como as dimensões reais e S como as etapas atuais por milímetro, a fórmula (E / A) x S fornecerá as etapas corretas por milímetro para inserir em sua impressora.
Link: http://www.thingiverse.com/thing:1278865
Calibrar impressora 3D: Torre de temperatura
Como já falamos aqui no blog, descobrir a melhor temperatura para imprimir em ABS ou PLA é extremamente importante. Cada rolo de filamento é diferente do outro e a configuração que funciona para um rolo de PLA preto pode não ser o melhor para um rolo de PLA de outra cor.
Os fabricantes geralmente incluem uma faixa de temperaturas ideais, mas estes são números gerais. A torre de temperatura permite que você veja exatamente como é a impressão com as variações no calor da extrusão.
Há uma grande variedade desses modelos disponíveis, cada um com seu próprio conjunto de temperaturas listadas. Este por exemplo não apenas fornece uma visão geral da qualidade básica de impressão em cada nível, mas também mostra saliências.
Basta encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades e você terá uma análise visual da aparência de suas impressões em várias temperaturas diferentes.
Nesse link aqui no blog da MAGMA você pode aprender a usar a torre de temperatura.
Link: https://www.thingiverse.com/thing:2223651
Quadrado de nivelamento da mesa
Acima de tudo uma mesa perfeitamente nivelada é a etapa mais importante para garantir que sua impressão adira à placa de construção.
Essa é de longe a causa mais comum de problemas que enfrentamos. Mesmo um leve desalinhamento pode arruinar uma impressão completamente.
Embora a impressão de várias skirts muitas vezes permita ajustes de última hora no nivelamento da mesa, recomendo usar o Square Leveling (quadrado de nivelamento) para garantir que esteja totalmente nivelado antes mesmo de começar.
O objetivo é observar a impressão à medida que progride, ajustando os parafusos da base em cada canto conforme necessário até que as camadas sejam dispostas uniformemente. Essa impressão em particular possui 3 quadrados aninhados.
Onde você pode continuar a afrouxar ou apertar conforme necessário até que não haja mais variações na extrusão.
Link: http://www.thingiverse.com/thing:13053
Alinhamento do eixo Z
As impressoras 3D mais comuns operam com duas hastes verticais, uma de cada lado do quadro que o conjunto da extrusora percorre durante a impressão. Se as hastes no eixo X não estiverem niveladas, isso causará variações inesperadas na impressão.
Para resolver isso, os Postes de Alinhamento do Eixo Z são colocados em ambos os lados do conjunto da extrusora, o mais próximo possível das hastes verticais, mantendo uma superfície nivelada sobre a qual se sentar.
Girando as hastes do eixo Z (vertical) manualmente, você pode abaixar as hastes do eixo X (horizontal) até que elas se encaixem perfeitamente na parte superior dos postes.
Portanto certifique-se de que os dois lados estejam alinhados em seguida use os controles para elevar o eixo Z o suficiente para que os postes possam ser removidos.
Link: http://www.thingiverse.com/thing:1138928
Deixe um comentário abaixo ou nas nossas redes sociais com a sua opinião :]
Saiba mais sobre o mundo da impressão 3D no blog da MAGMA e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook